Dia Internacional da Dança

Oiiii Galerinhaaaa...


Hoje é o dia internacional da dança, e sendo assim é um dia especial pra mim...



Eu começei a dançar aos 10 anos de idade, amo todos os ritmos de musicas, adoro dançar, cantar, estar em movimento.

Nosso pais é de riquezas, algumas as vezes nós nem conhecemos. gostaria de falar um pouco de alguns ritmos, bora ???

Vamos começar por um ritmo que eu adoro.





Em janeiro de 1991, a dança de rua começou no Brasil. Ela foi introduzida na cidade de Santos, pelo coreógrafo Marcelo Cirino, que idealizou um novo estilo,com um trabalho de pesquisa desde 1982 e foi incorporado elementos da cultura brasileira criando assim a dança de rua Brasileira.

Podemos caracterizar o  Street Dance como:


  • Um ritmo,onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais.
  • Dança com raiz afro.
  • Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade e luta






No Street são usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes,algumas músicas eletrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breaks.



O Street Dance quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma um outro sentido na história e em sua formação.
Existem vários estilos de dança dentro do Street Dance, tais como:
  • Breaking;
  • Popping;
  • Locking;
  • Krumping;
  • Waacking;
  • House Dance;





O Hip Hop Dance é a união de todas as social dances. O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows. Os DJs tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) dançam nessa batida da música.
Difere-se do Hip Hop Dance, que utiliza-se das danças sociais conhecidas, como Harlem Shake, Happy Feet, Monastery e etc. Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que veio de outras danças sociais.
Uma das grandes características vinculada ao Hip Hop é a improvisação e a mistura de linguagens como encenação teatral.







Gostaram??


Estamos bem ecléticos hoje, então bora falar também sobre o Jazz.




História do Jazz Dance No início, nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde. As danças tradicionais dos senhores brancos eram as mais polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridicularizá-los, mas dançavam de acordo com a visão que tinham de sua cultura européia, e misturando um pouco com as danças que conheciam, utilizando instrumentos de sua cultura. 


Dessa forma, surgiu o jazz, que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.


Em 1325, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar insurreições (revoltas) dos negros. Assim, para executar suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados, e o banjo. Mais uma vez, a dança dos negros dava um salto, aproximando ainda mais com o jazz que nós conhecemos atualmente.






No início deste século, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões, e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dança que se pode até chamar de "mista", tomou conta dos palcos da Broadway, se transformando na conhecida comédia musical que, por volta sua vez, é o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.





Jack Cole, é por alguns considerado o pai da dança Jazz, foi um dos primeiros a interagir fundamentos da Dança Moderna e sua técnica de isolamento das partes do corpo. Sua técnica viria a influenciar toda uma geração como Matt Mattox, entre outros.









 O jazz tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. 









O comentário artístico e crítico, entretanto, geralmente acha o jazz uma dança de pouco valor coreográfico, por ser uma mistura de vários estilos pessoais derivados de um processo de improvisação, que organizados formam uma coreografia.






As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna, e alguns professores tem divulgado e desenvolvido seus métodos de fundamentação técnica para a formação de bailarinos cada vez mais ecléticos. Poucos sabem qual será o futuro e suas novas influências, mas o que se pode afirmar é que até hoje, o Jazz tem sido uma das formas mais importantes da expressão artística.





E que tal mudarmos um pouquinho para um estilo mais Brasileiro?




Dança de Salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidos no Brasil, com, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe entre outras.










A Festa Junina tem origem nos antepassados das cortes reais na Europa, tomando chá na corte do Rei Luís XIV, na França. É possível que eles se abracem todos lateralmente, pelo fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo. Também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.







A dança de casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.




Nos Estados Unidos, o Swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos vinte. As primeiras danças criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças estadunidenses, como o Jiterburg, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.




 No Brasil, os ritmos mais praticados, são oito, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas. Sendo eles: bolero, soltinho, samba, forrá, lambada, zouk, salsa e tango, sendo que ainda podemos encontrar diversas variações destes ritmos.






Genteee eu adorei pesquisar sobre esse assunto, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre os ritmos e estilos musicais, mas de verdade?? o que importa é se mexer, sentir, fechar os olhos e simplesmente dançar... 







Beijos


Nenhum comentário

Postar um comentário

Criado Por: